Revista Encontros Edição 112

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Restauração da casa Darcy Ribeiro em fase final

A casa onde viveu o professor e ex-senador Darcy Ribeiro, na praia de Cordeirinho, em Maricá, está na fase final de restauração. O projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer está sendo inteiramente recuperado e o imóvel de onze cômodos deverá estar pronto até o fim de setembro. De acordo com restauradora Rosaura Lemos, o espaço vai ganhar ainda uma estátua de bronze posicionada de frente para a praia.

"A peça será feita a partir de uma imagem dele voltando do exílio, que retrata a alegria que o Darcy teve ao retornar ao Brasil na abertura política", revelou Rosaura.

Outra curiosidade diz respeito ao acesso à casa depois de aberta ao público. A doméstica Eliane Balbino, de 28 anos, foi apresentada ao ex-senador pela mãe, então caseira do imóvel, quando tinha 13 Eliane vai passar por uma capacitação na Fundação Darcy Ribeiro, em Santa Teresa (região central do Rio), quando a inauguração estiver próxima.

"É uma coisa estimulante para mim proque conheci de perto esta casa e também o professor Darcy. Acho que é muito interessante para a cidade ganhar um lugar como esse", comemora.

O espaço passou para a administração municipal através de um comodato, assinado em fevereiro de 2009 junto com a Fundação Darcy Ribeiro, mas apenas este ano foi efetivada a desapropriação do imóvel, tornando viável o trabalho de restauração.

Fonte: PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário